quarta-feira

SALOMÃO, o homem mais rico que já existiu

SALOMÃO, O HOMEM MAIS RICO QUE JÁ EXISTIU
Steven K. Scott
Uma seleção das melhores frases escolhidas especialmente por Tom R. para o blog MAIS DE MIL FRASES DE EFEITO.
Se reproduzir este resumo em algum outro veículo de comunicação (blog, TV, vídeo, revista, fórum, jornal, livro, etc.) preserve os créditos acima.
Gratidão a quem me deu o privilégio de conhecer esse livro: Evaldo Souza.

O que a sabedoria de Salomão pode fazer por você?
Então o que os ensinamentos de Salomão podem fazer por sua carreira, seus relacionamentos e sua vida pessoal? Eis algumas recompensas que, segundo Salomão, você pode esperar se seguir os seus conselhos.
Os benefícios das estratégias de Salomão
• Sabedoria / • Prudência / •Capacidade de julgar / • Preservação e proteção / • Sucesso /
• Mais saúde / • Vida mais longa / • Honra / • Abundância financeira / • Estima dos poderosos / • Elogios e promoções / • Independência financeira / • Confiança / • Força de caráter /
• Coragem / • Conquistas extraordinárias / • Realização pessoal / • Ótimos relacionamentos /
• Uma vida cheia de sentido / • Amor e admiração das outras pessoas / • Compreensão

Ele diz: "Os planos do diligente levam à vantagem certa" (Provérbios 21:5). Quer estejamos competindo com empresas, indivíduos, circunstâncias ou simplesmente com o tempo, a
diligência nos dará uma vantagem única que resultará em maior produtividade, realização, riqueza e satisfação.

Salomão diz: "O diligente será soberano, enquanto os negligentes se tornarão escravos" (Provérbios 12:24). As pessoas verdadeiramente diligentes não controlam apenas o próprio
destino, mas também favorecem as conquistas das pessoas à sua volta.

Aqueles que trabalham com diligência dentro da sua especialidade alcançarão o sucesso material necessário para satisfazer seus desejos. No Livro dos Provérbios 28:19, Salomão escreve: "O homem que lavra a terra sacia-se de pão, mas o que segue os levianos sacia-se de pobreza." Aqui ele também adverte que, se você abandonar os esforços na sua área para seguir os conselhos dos levianos, ou colocar-se sob sua influência, estará abandonando o caminho da sabedoria. Não se deixe enganar por pessoas que parecem bem- sucedidas à primeira vista e oferecem "esquemas para enriquecer da noite para o dia", bons demais para serem verdadeiros. De fato não são. Quando encontrar esse tipo de pessoa, fuja depressa.

"A mão do diligente dominará, e a mão preguiçosa será escrava" (Provérbios 12:24).

Enquanto os diligentes vêem seus desejos mais íntimos se realizarem e gozam de um profundo senso de realização, os não- diligentes estão sujeitos a anseios permanentes que jamais serão satisfeitos. Em Provérbios 13:4, Salomão não diz apenas que a alma do diligente fica saciada, mas adverte também que "a alma do preguiçoso anseia sem nada conseguir". Infelizmente, a vida dos preguiçosos e indolentes é definida pelo desejo, e não pela satisfação.

Acorde e traga diligência para sua vida agora. Suas oportunidades se multiplicarão! Assuma as
rédeas da sua história, das suas atitudes, dos seus valores e do uso que você faz do seu tempo.

Salomão escreveu em Provérbios 28:19: "A falta de visão leva as pessoas à ruína." Em outras palavras, quando não temos visão, perdemos nossa direção, motivação, alegria, paixão, energia, criatividade e dedicação.

Melhor do que o ouro é adquirir sabedoria, e adquirir discernimento é melhor do que a prata.
-Provérbios 16:16

Lista da Diligência
Você:
1. Tem uma visão clara e precisa de onde quer chegar? / 2. Persiste com criatividade diante de decepções e fracassos? / 3. Trabalha de forma inteligente? / 4. Planeja as coisas corretamente"? / 5. Executa as coisas "corretamente"? / 6. Trabalha com prontidão (especificando prazos)? / 7. Trabalha com eficiência? / 8. Trabalha com eficácia (alcançando resultados desejados)? / 9. Produz um resultado de qualidade? / 10. Alcança verdadeira excelência?

Essa fonte de poder não gera apenas o impulso, ela fornece também a direção. E o que é ela? A fonte de poder de Salomão é a visão, e o combustível é a esperança. Porém não se deixe enganar pela simplicidade desses princípios. Você descobrirá que o poder da combinação de visão e esperança se iguala ao produzido pela divisão de um átomo.

A visão não é algo abstrato e intangível, nem a esperança é um mero pedido ou desejo. Para Salomão, visão e esperança são ao mesmo tempo concretas e precisas. Entender o que ele quis dizer quando usou essas duas palavras é essencial para realizar qualquer coisa extraordinária na sua vida.

Para Salomão, adquirir uma visão genuína é como usar um excelente guia de estradas. Significa ter uma imagem perfeitamente nítida do destino final e um mapa detalhado para chegar até ele.

Sempre que alguém me conta como está infeliz no trabalho ou no casamento, eu pergunto qual é a visão delas para aquele trabalho ou aquele casamento, e a raiz do problema surge imediatamente. Inevitavelmente, elas não possuem visão alguma. Mas não há razão para desânimo! Adquirir uma visão clara e precisa pode trazer vida nova aos seus sonhos e ao seu eu mais íntimo.

A resposta branda aplaca a Ira, a palavra ferina atiça a cólera. - Provérbios 15:1

Minha esposa e meus filhos sabem que posso perder facilmente a cabeça. No entanto, assim que percebo o que está acontecendo, começo a ouvir o provérbio de Salomão ecoando em meus ouvidos: "A resposta branda aplaca a ira, a palavra ferina atiça a cólera". Nesse momento, tomo consciência de que posso fazer uma escolha: continuar usando palavras duras, aumentando assim a raiva, ou escolher palavras calmas, um tom de voz brando e gestos mais delicados.
Quase todas as vezes em que decidi ser gentil, a raiva se dissipou. Quando sou eu quem está nervoso, consigo me acalmar logo. Quando é a outra pessoa, preciso me esforçar por um ou dois minutos para acalmá-la, mas raramente levo mais do que isso.

A palavra tem poder sobre a morte e a vida - e aqueles que a escolhem comerão do seu fruto.
- Provérbios 18:21

Em Provérbios 13:3, escreveu: "Quem vigia a própria boca conserva sua vida; mas quem escancara os lábios cai em desgraça." Conheci pessoas que foram demitidas e viram suas
carreiras destruídas por causa de palavras insensatas.

Em Provérbios 18:20, Salomão diz: "Os frutos da boca do homem irão satisfazer seu ventre; e com o produto de seus lábios ele se saciará."

É extremamente gratificante saber que se oferecermos palavras de sabedoria não só influenciaremos positivamente a vida das outras pessoas como também poderemos trazer mais alegria e satisfação para a nossa.

Aquele que recusar orientação sofrerá pobreza e vergonha. - Provérbios 13:18

Todo objetivo é alcançado através de conselhos. - Provérbios 20:18

Por falta de direção, um povo se arruina, e se salva por muitos conselheiros. - Provérbios 11:14

Em Provérbios 24:6, Salomão nos diz: "Tua guerra será conduzida por bons
conselhos; e estarás seguro quando tiveres conselheiros em abundância."

Melhor que haja dois do que um, pois o trabalho de ambos dará bons frutos. E acaso um deles caia, o outro erguerá seu companheiro. - Eclesiastes 4:9-10

Embora um possa ser derrotado, dois oferecem resistência. Uma corrente de três elos não se parte com facilidade. - Eclesiastes 4:12

Sempre que faço palestras sobre as incalculáveis recompensas das parcerias, alguém vem me falar sobre uma sociedade que deu errado. Mas Salomão nunca mandou ninguém se associar a qualquer um. Em vez disso, ele nos adverte para nos associarmos apenas àqueles que
possuem as qualificações adequadas: "Confiar em um homem desonesto em tempos difíceis é como ter um dente quebrado ou um pé deslocado" (Provérbios 25:19).

O homem que bajula o próximo prepara uma armadilha para si mesmo. - Provérbios 29:5
A língua mentirosa odeia aqueles que fere, e a língua bajuladora provoca a ruína. - Provérbios 26:28

Um coração alegre é bom remédio. Mas o espírito abatido faz dos ossos pó. - Provérbios 17:22

Pesquisas também mostraram que pessoas felizes se recuperam muito mais rápido de doenças e cirurgias.

Salomão sugere que, por mais que você tenha motivos de queixa, existem razões muito maiores e melhores para se sentir grato. Em Provérbios 20:12, ele afirma que devemos considerar nossos olhos e ouvidos como dádivas incríveis.

Salomão diz que basta analisarmos nossos corpos para nos sentirmos gratos. A rigor, deveríamos ser gratos por uma imensidão de coisas que praticamente ignoramos.

É impossível sentir gratidão e infelicidade ao mesmo tempo. A tristeza só vem quando você escolhe se concentrar no que lhe falta e não nas dádivas que recebeu. Faça da infelicidade um alarme para redirecionar sua mente e sua energia. Se quiser sentir-se mais feliz, siga o exemplo de Salomão: faça uma lista de todas as coisas pelas quais você deveria ser grato. Todas as vezes que pensamentos tristes invadirem a sua mente, redirecione-a para essas maravilhosas dádivas.

"Se eu tivesse o que ele tem, seria feliz." Esse tipo de pensamento já passou pela cabeça de todos nós. Quando eu morava em um apartamento e tinha pouco dinheiro, invejava famílias que moravam em uma casa e eram ricas. Quando comprei minha primeira casa, invejei
quem tinha casas maiores e melhores. Quando fui infeliz no casamento, invejei amigos que viviam bem com as esposas. Por mais que eu conquistasse ou adquirisse novas coisas, sempre havia alguém para invejar. Mesmo quando me tornei muito rico, com um emprego que
amava e uma família que adorava, havia horas em que me via invejando um colega que se tornara diretor de cinema famoso. Mas um dia reli as palavras de Salomão sobre a inveja. Ele disse que a inveja era mais destrutiva do que a raiva. É impossível ser feliz e invejoso ao mesmo tempo. Se eu não encontrasse uma forma de lidar com minha inveja, jamais
seria feliz de fato. Por quê? A inveja nos faz deixar de ver o que temos e direciona nossa atenção para o que não temos. É reflexo de uma atitude arrogante e gananciosa. Quando você é invejoso, a tristeza e a depressão reinam soberanas.

Martinho Lutero disse: "Você não pode evitar que um pássaro pouse na sua cabeça, mas pode evitar que ele faça um ninho nela." Não podemos evitar que pensamentos de inveja invadam nosso coração, mas podemos impedir que criem raízes. E o antídoto para isso é a gratidão. Quando seu coração está repleto de gratidão, não há espaço para a inveja crescer.

Desenvolva um coração grato Como já vimos, é importante concentrar-se nas coisas pelas quais você pode sentir-se grato. Use a técnica da "caça ao tesouro". Liste mentalmente ou por escrito todas as dádivas e bênçãos que recebeu e recebe diariamente. Vá acrescentando novos motivos de gratidão a essa lista e aos poucos você será invadido pela felicidade.

Um homem dá o que tem e recebe em dobro, enquanto outro guarda o que é seu com avareza, mas empobrece. O generoso prosperará; o que consola o próximo será também consolado. - Provérbios 11:24-25

E aqueles que não são generosos? Salomão afirma que ficarão pobres. Não será necessariamente uma pobreza financeira ou material, mas a pobreza da alma. Nunca estão satisfeitos com o que têm e precisam sempre de mais, até chegarem à falência emocional. A generosidade começa no coração. É sempre ativa, nunca passiva.

Quer você goste ou não, conflitos e adversidades fazem parte inevitável da vida. Porém, de acordo com Salomão, eles servem a propósitos muito importantes que raramente seriam alcançados de outra maneira. Se você souber lidar com eles de forma correta, os resultados serão positivos e seus relacionamentos no trabalho e em casa se fortalecerão. Se lidar de
forma errada, os resultados serão negativos, prejudicando sua felicidade e seu potencial sucesso.

Salomão nos ensina que, quando temos consciência do verdadeiro propósito dos conflitos e
das adversidades, podemos aproveitar a oportunidade que eles oferecem e sair vencedores mesmo das mais devastadoras circunstâncias.

Em vez de deixar que adversidades e conflitos nos irritem, desanimem ou indignem, devemos acolhê-los, pensando nos benefícios e oportunidades que trazem.

Conflitos podem ser benéficos ou nocivos, dependendo de como os Enfrentamos.

Guarde suas discussões e conflitos para as questões que realmente importam,
para os momentos em que danos reais tenham ocorrido ou estejam prestes a ocorrer e um enfrentamento seja a única forma de solucioná-los ou impedi-los. Brigue com alguém apenas quando tiver um motivo real para tanto, e não por orgulho mesquinho.

Reações impulsivas. Em Provérbios 25:8, Salomão diz: "Não te apresses a entrar em conflito ou podes ver-te diante de uma situação sem saída." A maioria das discussões é iniciada impulsivamente. Salomão nos adverte que é muito provável que um conflito iniciado por
impulso acabe sendo nocivo. O conselho dele? Evite isso. Pare e pense em estratégias alternativas.

Interferir nos conflitos de outras pessoas. Em Provérbios 26:17, ele diz: "Agarra um cão pelas orelhas quem se mete em briga alheia." É natural querermos ajudar os outros em seus conflitos. Apesar disso, afirma Salomão, ao fazê-lo, você é quem vai ser mordido. Tomar partido de uma pessoa sem saber todas as questões envolvidas é garantia de desastre.

Não responda a um tolo na mesma moeda. Muitas discussões e conflitos são causados por imaturidade e não levam a nada. Salomão nos aconselha a não descer ao mesmo nível daqueles que nos atacam. Se alguém insultar você ou colocar em dúvida seu caráter, não responda da mesma forma.

Em Provérbios 26:20, lemos que "sem lenha, o fogo se apaga; sem difamador, acaba-se a briga". Quanto mais você atiçar uma discussão, maior ela fica e mais danos causa. Então, pare de jogar lenha na fogueira e cesse a discussão.

Provérbios 28:1, ele afirma que "os ímpios fogem, ainda que ninguém os persiga, mas os justos têm a coragem do leão". Em outras palavras, quando a adversidade chega, não podemos ser tímidos. Como diz Salomão: "Se desfaleceres diante da adversidade, tua força é pouca."
Aquele que, em vez de desfalecer, agüentar firme, verá sua força de caráter crescer. A perseverança é essencial para alcançar níveis extraordinários de sucesso e satisfação. Mas ela só se desenvolve ao enfrentarmos adversidades. Salomão nos revela que "um homem justo
cai sete vezes e se reergue". Cada vez que nos erguemos de uma queda, estamos exercitando a perseverança, uma qualidade e força que nos serão muito úteis para o resto da vida.

Aquele que se recusa a ser orientado odeia a si mesmo; quem escuta a repreensão
adquire juízo. - Provérbios 15:32

A maioria das pessoas odeia críticas e as vê como um terrível inimigo. Fazem o possível para evitá-las, protegem-se contra elas, fogem delas ou atacam quem as fez.

Como você reage a críticas?
Se você for como a maioria de nós, provavelmente reage a críticas de uma ou mais formas erradas. Você instantaneamente se defende? Parte para a ofensiva e ataca quem o criticou? Joga a culpa em outra pessoa e aponta os erros dela? Inventa desculpas ou se afasta física ou
emocionalmente da pessoa que o critica? Se alguma dessas atitudes descreve sua reação habitual a críticas, não se sinta mal. São reações naturais. Porém são formas erradas de lidar com o problema. E ignorar esse fato pode trazer graves conseqüências.

Em Provérbios 13:18, Salomão avisa: "Aquele que recusar orientação sofrerá pobreza e vergonha, porém aquele que der ouvidos à repreensão será honrado."

Em Provérbios 27:6, Salomão nos diz: "Leais são os ferimentos causados por um amigo." Em outras palavras, é melhor receber uma crítica de qualidade de um amigo do que um tapinha nas costas de alguém que não se importa realmente com você. Quando respondemos bem às críticas de um amigo, elas nos fazem evoluir, deixando- nos mais preparados para lidar com qualquer contratempo que a vida possa oferecer.

Quem é que critica?
O conhecimento e a experiência da pessoa que o critica a qualificam para julgá-lo? A perspectiva dela é abrangente e exata ou restrita e distorcida?
Ao me demitir, meu terceiro chefe me disse: "Você não tem futuro no marketing." Foi complicado, porque ele era um especialista no ramo, mas não um profeta ou vidente. A rigor, ele não tinha base para fazer aquela afirmação categórica. Quando for esse o caso, descarte a crítica.
Por outro lado, o chefe que disse que meu comercial não tinha "gancho" era mais do que qualificado para fazer aquela crítica.

Quando percebi o absoluto exagero da crítica, ela deixou de ser tão dolorosa. Pude ver que meu chefe havia exagerado de propósito para me magoar. Se você refletir sobre a maioria das críticas que recebe, perceberá que muitas não correspondem à verdade.
Pondere sobre as críticas e determine qual a resposta adequada O último passo é o mais importante. Ele começa quando você escolhe não reagir instantaneamente à crítica, e sim pensar a respeito dela. Assim, terá tempo de analisá-la, refletir sobre sua fonte e exatidão e, em seguida, determinar a melhor resposta.
Críticas geralmente nos pegam desprevenidos e assustam. Porém não precisamos fugir daqueles que nos criticam ou atacá- los. As palavras talvez incluam exageros, superlativos e generalizações. Podem vir de uma pessoa que queira nos ferir deliberadamente. No entanto, talvez contenham verdades que podemos usar para nosso crescimento. Faça então o seguinte: coloque no papel o que o outro disse. Mais tarde, sem ver a linguagem corporal de quem o criticou ou ouvir seu tom de voz, leia o que escreveu e reflita.
Se o intuito de quem o criticou for simplesmente magoá-lo, talvez seja melhor repensar o seu relacionamento com a pessoa. Porém, na maioria das vezes, o objetivo de quem nos critica é apenas corrigir-nos, proteger-nos ou contribuir para o nosso crescimento. Entender isso suaviza o impacto e nos ajuda a receber a crítica de forma muito mais objetiva.

Salomão afirma em Provérbios 23:9: "Não dirijas tuas palavras a um tolo, pois ele desdenhará a sabedoria contida nelas."

Como diz Salomão em Provérbios 14:17: "O homem irascível age com insensatez."

Não apenas sua postura influenciará a discussão, apaziguando-a, como sua percepção clara e
exata da situação possibilitará que você traga soluções que, em meio à raiva, não poderiam ser encontradas.

Em Provérbios 16:32, Salomão escreve: "O homem que controla a raiva é melhor do que o poderoso, e o homem que domina seu espírito é mais poderoso do que um conquistador."

Em vez de retribuir insultos com insultos, tente responder com um tom de voz mais brando
e com afirmações gentis e afáveis. Na maioria das vezes, a raiva da outra pessoa diminui.

Como escreve Salomão em Provérbios 25:12: "Se teu inimigo estiver faminto, dá-lhe pão para comer. Se estiver sedento, dá- lhe água." Sim, isso vai contra a natureza humana. Porém, quando ajudamos aqueles que nos ofenderam, não somente retiramos o combustível da raiva deles como demonstramos que temos com o próximo a mesma preocupação que temos conosco.

Em Provérbios 21:5, Salomão adverte: "Porém aos afoitos resta a garantia da pobreza." A pressa é uma das formas mais recorrentes de ingenuidade. Quantos maus casamentos
começaram porque uma das partes pressionou para se casar mais depressa do que a outra pretendia? Fique alerta quando alguma pessoa o pressionar para que se apresse. Pise nos freios; não deixe ninguém apressá-lo a tomar uma decisão importante. Faça questão de levar o
tempo que for necessário para se aprofundar, buscar conselhos e agir com o cuidado necessário para tomar uma decisão sábia.

Alguns temem que, ao realizarem uma investigação diligente, possam estar insultando a outra pessoa. Temem que ela diga: "Você não confia em mim?" Se isso acontecer, responda o seguinte: "Não tenho nenhum motivo para não confiar em você, mas este é um procedimento que adoto em todos os casos. Para evitar qualquer problema, sempre sigo uma regra simples: refletir sobre uma questão antes de tomar qualquer decisão importante." Se a pessoa for verdadeiramente honesta, ela respeitará seu cuidado e aceitará qualquer tipo de investigação que você realizar.

A arrogância precede a ruína, e o espírito altivo, a queda. - Provérbios 16:18

No meu trabalho, já fiz diversas campanhas de marketing que foram enormes sucessos. Às vezes, esses projetos foram seguidos por fracassos retumbantes. Por quê? Porque minhas vitórias me tornaram arrogante, o que levou aos fracassos subseqüentes.

Em Provérbios 11:2, Salomão afirma: "A humildade caminha junto com a sabedoria." Em outras palavras, quanto mais humilde você for, mais sábio se tornará. Ao contrário dos arrogantes que acreditam saber tudo, os humildes valorizam o que os outros podem lhes ensinar. Absorvem sabedoria de cada experiência e de cada pessoa que passa por suas vidas.

O orgulho e os ricos. Em Provérbios 28:11, Salomão nos fala que um homem rico acredita que, por ser rico, é também sábio. Assim, ele deixa de ter o espírito de aprendiz. O pobre, por outro lado, sabe que precisa de mais compreensão e sabedoria, e as procura.
Não se associe aos arrogantes. Em Provérbios 16:19, Salomão escreve: "É melhor ser humilde com os pobres do que repartir riquezas com o soberbo." Em outras palavras, é melhor permanecer humilde e ser amigo das pessoas simples do que se associar a um homem arrogante.

Podemos adquirir mais informações em um dia do que nossos avós conseguiam em um ano. Porém apenas adquiri-las não gera sucesso, felicidade ou satisfação duradoura.
O segundo passo é a compreensão. Compreender é distinguir as informações verdadeiras e práticas das falsas e inúteis.
A sabedoria consiste em usar o conhecimento de que dispomos para aplicá-lo da melhor forma possível na vida. Ela nos permite selecionar as verdades de maior valor e aplicá-las corretamente a todas as situações e circunstâncias.

Ele também afirma: "Um homem será louvado de acordo com sua sabedoria" (Provérbios 12:8). Um louvor pode vir em forma de elogio, prêmio, aumento salarial, promoção.

Ter a tendência de se precipitar. Os tolos tendem a dizer tudo o que pensam ou sentem sem antes refletir. Em Provérbios 10:14, Salomão diz: "A boca do estulto é perigo iminente." As pessoas perdem empregos, arruínam carreiras e desintegram casamentos por dizerem coisas
estúpidas sem pensar.


5 comentários:

Unknown disse...

Excelente livro. Também quero agradecer o Livro " Mais de Mil Frases de Efeito" Grande abraço, que a Luz do Altíssimo continue a ti iluminar.

Unknown disse...

Gratidão a você Tom!
Seu Blog é um parceiro inseparável! Sempre encontramos algo para aprender,crescer, sermos melhores, mais felizes...! Semeia sabedoria, paz, amor, alegria..., dando sua valiosa parcela de contribuição para as transformações que esse mundo/ser humano tanto precisa!
Gratidão!

Unknown disse...

Consegui ler do início ao fim,pausadamente, lendo, refletindo. Realmente maravilhoso, fiquei encantado. Temos que levar isso por toda a nossa vida. Minha gratidão a Deus por ter me dado essa oportunidade de hoje, a essa hora do dia que se inicia, por essa maravilhosa leitura. Obrigado, nada é por acaso.

Unknown disse...

Olá pessoal
Eu tive oportunidade de ler está magnífica obra literária....fique facinado com conteúdo abordado a cada frase um aprendizado....recomendo a todos iniciante a leitura...

Unknown disse...

Realmente muito interessante, nós faz refletir várias coisas sobre a vida..
Índico que leiam
Os 7 princípios de Salomão